terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Dispensa de estudantes que não realizaram o ENADE/2011


Prezados Acadêmicos Egressos do curso de Pedagogia, Informo que as solicitações de dispensa daqueles que não prestaram a prova no dia 06/11/2011 deverão ser encaminhadas a esta Coordenação, em forma de requerimento e serão analisadas somente até o dia 04 de fevereiro de 2012.

Oriento que antes de dar entrada ao pedido de dispensa, o academico leia:

http://download.inep.gov.br/educacao_superior/enade/legislacao/2012/portaria_normativa_n40.pdf
http://download.inep.gov.br/educacao_superior/enade/legislacao/2011/portaria_dispensa_enade_2011.pdf


Peço que seja divulgado esse informe a todos que foram inscritos e bem como fiquem atentos ao prazo estabelecido.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Arte e Educação - Acadêmicos da turma LPE 131 realizam "releitura" de obras de arte

As aulas de "Arte e Educação" tem embalado o módulo Janeiro e Fevereiro do PARFOR nas turmas de quarto semestre. Entre as atividades, a Profa. Hélida Costa, com aulas dinâmicas tem potencializado a criatividade de nossos acadêmicos.

Divulgamos a atividade "Releitura" realizada pela turma LPE 131 no dia 25 de janeiro de 2011.






A Coordenação de curso parabeniza a Professora e todos acadêmicos que deram vida a essa produção.


Obs.: Ao longo desse período, iremos divulgar mais atividades desenvolvidas pelas turmas do PARFOR. Acompanhem!

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Confirmação de Matrícula - PARFOR - Prazo Final

Esta Coordenação de curso no uso de suas atribuições informa que até o dia 26 DE JANEIRO DE 2012, a Divisão de Registro e Controle Acadêmico irá efetuar a confirmação de matricula, daqueles que não realizaram no período previsto de 23 a 25 de janeiro. O procedimento deverá ser realizado na sala do DRCA, no horário das 08h30min as 12h00min e 14h30min às 18h00min.
            Solicito ampla divulgação entre os acadêmicos da turma, por todos os meios de comunicação, enfatizando o contato com os que não estão freqüentando as disciplinas neste módulo.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Informes - Reunião com as turmas de 18 a 21 de janeiro

 A Coordenação do curso de Licenciatura em Pedagogia da UEAP disponibiliza
os endereços para download do arquivo em power point que contem as informações tratadas em reunião com as turmas. no período de 18 a 21 de janeiro de 2012, tendo como pauta: Matriz do curso, Depedência e Previsão do término do curso.


Arquivo em Power Point - Turmas LPE 131-136
Endereço:
http://www.4shared.com/file/4Vi9wBHL/Reunio_20121.html


Arquivo em Power Point - Turmas LPE 137-143
Endereço:
http://www.4shared.com/file/G1GDFC53/Reunio_20121_-_137-143.html

sábado, 7 de janeiro de 2012

Informes Gerais - Módulo Janeiro/Fevereiro/2012 - PARFOR


Compartilho com todos os acadêmicos e Professores, as informações tratadas na Reunião de 06 de janeiro de 2012, entre Representantes da SEED/AP, Pró-Reitoria de Graduação, Coordenação Geral e de curso com os Representantes das turmas do PARFOR. Pedimos que seja dada ampla divulgação a essas informações.


HORÁRIO DE ATENDIMENTO DA COORDENAÇÃO DE CURSO
15h. às 18h. – Sala das Coordenações (Segunda-feira a Sexta-feira)

DAS COMPETÊNCIAS DO REPRESENTANTE DE TURMA:

·         Otimizar os meios de comunicação na turma e as informações prestadas pela Coordenação de curso;
(criação de um e-mail para a turma, incentivar que os colegas lhes procurem para prestar informações sobre questões do curso, visitar periodicamente o blog do curso, orientar os colegas acerca dos aspectos regimentais da Instituição, solicitar aos professores que disponibilizem o mapa de notas e freqüência na disciplina para possíveis casos de revisão de nota);
·         Incentivar o cumprimento integral da carga horária das disciplinas;

AULA NO SÁBADO – OBRIGATÓRIA – PRÁTICA E/OU ESTÁGIO SUPERVISIONADO

As turmas deverão participar, obrigatoriamente, do encontro presencial com os professores responsáveis pela Prática Pedagógica e/ou Estágio Supervisionado no dia 11 de fevereiro de 2012 (08h00min às 12h25min).

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES DO CURSO

Confirmação de matrícula (2012.1)
Período: 25 a 27 de jan/2012 (Divisão de Registro e Controle Acadêmico)
As turmas serão convocadas na sala de aula para se dirigirem ao posto de matrícula, instalado no Auditório Central.

Ajuste de matrícula

Período: 06 a 10 de fev./2012 (Coordenação do curso de Pedagogia)
Os acadêmicos que farão dependência devem ir até a sala de coordenação de curso e solicitar o ajuste de matrícula para estarem aptos a cursar a dependência.
Documentos necessários: apresentação de histórico acadêmico atualizado
Disciplinas ofertadas para dependência* - Sociologia da Educação (60h/a)-Psicologia da Educação II (60h/a)- Psicogênese da Linguagem oral e escrita (60h/a)- Teorias do Currículo (60h/a)- Educação Inclusiva (60h/a)- Fundamentos teórico-metodológicos da Educação Infantil (60h/a).
*Serão ofertadas considerando a demanda mínima de 10 alunos por disciplina e por termos professores disponíveis para a sua oferta, conforme o quadro curricular do presente módulo.
As disciplinas serão ministradas da seguinte forma:

Ex.:


Sexta
Sábado
Domingo
Disciplina de 60h/a
08h00min às 12h25min
14h00min às 18h25min
08h00min às 12h25min
14h00min às 18h25min
08h00min às 12h25min
14h00min às 18h25min
10h/a
10h/a
10h/a
Sexta
Sábado
Domingo
08h00min às 12h25min
14h00min às 18h25min
08h00min às 12h25min
14h00min às 18h25min
08h00min às 12h25min
14h00min às 18h25min

10h/a
10h/a
10h/a

Local das aulas: Laboratório do curso de Licenciatura em Pedagogia – Campus II
O cronograma será divulgado até o dia 01/fevereiro/2011.

CRONOGRAMA DE REUNIÃO DA COORDENAÇÃO COMA AS TURMAS

Pauta

·         Apresentação da Matriz/PEDAGOGIA/PARFOR
·         Previsão do término do curso;
·         Orientações para Ajuste de Matrícula (dependência);
·         O que ocorrer;

Data
Turmas Participantes
Local e Horário
17/01 (terça-feira)
131 , 132, 133

Auditório Central
15h. às 16h.
18/01 (quarta-feira)
134, 135, 136
19/01 (quinta-feira)
137, 138, 139, 140
20/01 (sexta-feira)
141, 142, 143

·         Palestra

Recreação e jogos: como trabalhar o corpo na escola? (Ed. Infantil e Anos Iniciais do EF.)
Prof. Ms. Ricardo de Campos Oliveira (CEAP)
·         Turmas: 131, 132, 133, 134, 135, 136, 137 (09/02/2012 – Quinta-feira)
·         Turmas: 138, 139, 140, 141, 142, 143 (10/02/2012 – Sexta-Feira)
Auditório Central – 18h30min às 20h30min
Certificado: 5h/a.
Obs.: Participação obrigatória. Freqüência contabilizada na disciplina da semana na turma.


Fórum das Licenciaturas (Previsão do evento – Março/2012)

15 vagas por turma
O representante deverá realizar sorteio entre os acadêmicos interessados em participar do evento integralmente, durante três dias, no horário das 8h. 12h. e 17h as 21h.
Certificado: 24h
·         Fichas de inscrição serão entregues aos representantes no dia 16/01/2012 – Coordenação de curso
·         Devolução das fichas de inscrição preenchidas, até o dia 18/01/2012 – Coordenação de curso;


ENCAMINHAMENTO DE SOLICITAÇÕES CONFORME O SETOR RESPONSÁVEL

DRCA
Confirmação de matrícula;
O requerimento deve ter justificativa acompanhada da documentação comprobatória (atestado ou laudo médico, declaração oficial) o qual deverá ser encaminhado ao Protocolo Geral da UEAP;
Histórico Acadêmico;
 Apresentação de documento com foto (RG, CTPS, CNH) para efetuar a solicitação;
Atestado de matrícula;

COORDENAÇÃO GERAL DO PARFOR

Solicitação de Declaração para justificativa de faltas dirigida as escolas;

COORDENAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGA

Justificativa de faltas; Solicitação de segunda chamada para avaliação;

A solicitação deve ser acompanhada de documentação comprobatória (atestado ou laudo médico, declaração oficial que confirme o que ocasionou a ausência).
O requerimento é realizado no Protocolo Geral da UEAP e deve ser endereçado à Coordenação do curso de Pedagogia/UEAP;

Horário intensivo de aulas (08h00min Às 12h25min e 15h00min às 21h25min)
Solicitação em forma de requerimento, por disciplina, desde que de consenso entre o professor e 100% da turma;

Regime especial de aprendizagem domiciliar (READ) – Art.49 – Regimento Acadêmico
Quem pode solicitar? Portadores de afecção congênita ou adquirida, infecções, traumatismos ou outras condições mórbidas, bem como grávidas a partir do 8º mês de gestação, poderão ser assistidos pelo Regime Especial de Aprendizagem Domiciliar (READ) no prazo de 90 (noventa) dias.
No período de vigência do READ, o discente deverá recolher o material didático-pedagógico para estudo domiciliar com a Coordenação de Curso ou com o(s) docente(s) responsável(s) pela(s) disciplina(s), a depender do parecer emitido pela Coordenação de curso.

Revisão de nota
O prazo para revisão das notas das avaliações parciais (AP’s) e da avaliação final (AF) será de 48 (quarenta e oito) horas, a contar da divulgação das notas pelo professor;